Em seis anos nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil sofreu duras e seguidas derrotas. Algumas frustrantes, outras inesperadas. Nesta sétima tentativa, em São José do Rio Preto (SP), a expectativa era tão boa que o calor de cerca de 40 graus pouco pareceu incomodar a torcida. Faltava, afinal, apenas uma vitória que o Brasil voltasse à primeira divisão.
Dentro de quadra, Bruno Soares e Marcelo Melo agarraram a oportunidade com todas as forças. Por 7/5, 6/2 e 7/6(7), a dupla mineira bateu Alex Bogomolov Jr. e Teymuraz Gabashvili e, nove anos depois, concretizou a volta do país ao Grupo Mundial.
O triunfo da dupla concluiu uma vitória iniciada na sexta-feira com Rogerinho derrotando o lesionado Igor Andreev, que abandonou a partida depois de dois sets. Em seguida, o número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, marcou o segundo ponto da equipe ao superar Gabashvili por 3 a 1. Em 2013, o time do capitão João Zwetsch disputará o Grupo Mundial da Davis pela primeira vez desde 2003, ano em que foi rebaixado.
O primeiro adversário na elite sairá de um sorteio realizado na próxima quarta-feira. Os possíveis rivais são Espanha, Argentina, Sérvia, República Tcheca, França, Estados Unidos, Croácia e Áustria. Caso encare Espanha, República Tcheca, Croácia, ou Áustria, o Brasil jogará dentro de casa. Se o oponente for Argentina, França ou Estados Unidos, Thomaz Bellucci e companhia terão de sair do país. Se o sorteio apontar Sérvia, um novo sorteio indicará a sede do confronto.
Fonte:Globo.com
Luciano Lopes
GRAÇAS A DEUS
ResponderExcluir