terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Última corrida do ano da F-1 vai valer o dobro de pontos

A partir do ano que vem, a última corrida da temporada da Fórmula 1 vai dar o dobro de pontos tanto para pilotos quanto para os construtores. O último circuito de 2014 será o de Abu Dhabi, em 23 de novembro. A medida - uma tentativa de manter o campeonato interessante até o final - faz parte de um pacote de novidades aprovado em uma reunião da FIA, a federação que controla a F-1, nesta segunda-feira em Paris.

A mudança vem após uma temporada dominada pela Red Bull e pelo “quebrador de recordes”, Sebastian Vettel, que conquistou o título de 2013 a três rodadas do fim.
Como ela vai influenciar o próximo campeonato, ainda não é possível prever. Mas ela não teria surtido qualquer efeito este ano, já que o alemão teve ampla margem em sua vitória. Vettel chegou ao GP do Brasil com 145 pontos a mais que Fernando Alonso, o vice no ranking de pilotos. Ou seja, mesmo que Vettel não pontuasse, e Alonso vencesse em Interlagos, levando os 50 pontos (normalmente o vencedor garante 25), o campeão ainda seria o piloto da Red Bull.

Porém, caso a novidade já vigorasse em 2012, Vettel não teria se tornado tricampeão. Em 2008, os pontos em dobro teriam dado o título a Felipe Massa e não ao inglês Lewis Hamilton. E Kimmi Raikkonen seria campeão de 2003 no lugar de Michael Schumacher.
A medida parece ter desagradado a alguns fãs do esporte. Uma enquete no site F-1 Fanatic mostra que 91% dos usuários é contra os pontos a mais na última corrida. Outros entusiastas usaram as redes sociais para alertar que, com essa alteração, a sorte do piloto na última corrida teria um impacto muito maior do que em qualquer outro ponto do campeonato.
Outro ponto aprovado por unanimidade na reunião da FIA que vai valer já para 2014 foi a criação de uma punição de cinco segundos para infrações leves. O modo como a punição será aplicada, contudo, ainda vai ser discutida.

Também mudam as regras que definem o número de cada piloto no campeonato. Atualmente, a numeração é ligada à posição em que o piloto termina a temporada. Pelo novo sistema, os pilotos devem escolher um número entre 2 e 99, e esta será sua identificação ao longo de toda a carreira na F-1. A exceção é o número 1, que caberá ao líder do campeonato no ano anterior - caso ele queira usá-lo. Caso haja mais de um interessado no mesmo numeral, a preferência fica com quem tiver sido o melhor colocado.



E, a partir de 2015, começa a vigorar na Fórmula-1 o limite de gastos das equipes. Em um comunicado, a FIA informou que será criado um grupo de trabalho com representantes das escuderias e de detentores de direitos comerciais para ditar as regras a respeito dos gastos. O objetivo, segundo a federação, é ter as normas definidas até o fim de junho de 2014.

Fonte:Globo

Luciano Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado!!
Volte sempre